PROPOSTA DO PROJETO MAKER – EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS CRIADOS POR NOSSOS ALUNOS EM 2019

Implementamos em nosso Colégio, neste ano, o Espaço Maker. Tem, como principal característica o protagonismo dos alunos. Dentro desse ambiente, eles são capazes de desenvolver novas competências e habilidades, como empatia e senso crítico, e tornam-se aptos a resolver os problemas e desenvolver projetos.

Para isso é necessário criarmos um planejamento inovador junto aos alunos e outros atores dentro do Colégio. E ainda vamos mais além! A disciplina também, trabalha com metodologias ativas dentro de um Espaço Maker como estratégia pedagógica.

Nesse espaço, ajudamos a implementar e os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se conectam à promoção de competências indispensáveis para o futuro como:

• Autonomia , Organização, Senso Crítico;
  • Colaboração;
  • Empatia;
  • Resolução criativa de problemas.

PROJETOS DE ROBÓTICA – CELC 2019

1º BIMESTRE:

• – 6º ANO: CARRINHO MOVIDO À BEXIGA – Velocidade média e distância máxima percorrida
  • – 7º ANO: VOLANTE PARA CARROS DE CORRIDA NO SMARTPHONE – Com o objetivo desafiador de construir algo, os alunos elaboram estratégias e alteram o planejamento de sua criação quando erram. Do ponto de vista da aprendizagem, essa trajetória é muito estimulante e significativa para criar e buscar resultados as suas situações problemas.
    O cenário nos coloca o desafio de fazer do uso da tecnologia uma competência, possibilitar novos caminhos e novas práticas educacionais – incluindo a robótica de baixo custo.
  • – 8º ANO: REATOR ARC DO HOMEM DE FERRO
  • – 9º ANO: ROBCOM – ROBÔ DE COMBATE

2º BIMESTRE: Fundamentação Teórica Energia

• – 6º ANO: LANTERNA DE LED´s COM PALITOS E OUTROS MATERIAIS
  • – 7º ANO: AMPLIFICADOR DE SOM PARA SMARTPHONE
  • – 8º ANO: PROJETOR PARA SMARTPHONE
  • – 9º ANO: PROJETO DE BASE PEDAGÓGICA PARA FORMAS GEOMÉTRICAS E CORES

RECUPERAÇÃO PARALELA: Fundamentação Teórica Energia/velocidade

• – 6º ANO e 7º ANO: CATAPULTA DE COLHER
  • – 8º ANO e 9º ANO: LABIRINTO ELÉTRICO

3º BIMESTRE: Fundamentação Teórica Energia

• – 6º ANO e 7º ANO: CARRINHO MOVIDO À CATAVENTO
  • – 8º ANO e 9º ANO: ROBÔ SIMPLES PARA INICIANTES

4º BIMESTRE:

• – 6º ANO, 7º ANO, 8º ANO e 9º ANO: ÓCULOS GOOGLE CARDBOARD Identificar a principal diferença entre as duas realidades está no objetivo para o qual foram criadas. A realidade aumentada inclui componentes que podem interagir com o que já existe. Já a realidade virtual cria seu próprio ambiente, totalmente novo e independente do mundo real.

Baixe o PDF.