Técnico de Enfermagem

O Curso Técnico de Enfermagem tem como objetivo preparar profissionais técnicos na área da saúde atendendo a demanda do mercado de trabalho.

Capacita os alunos para que atuem com profissionalismo na assistência Médico- Hospitalar. Durante o Curso, os alunos cumprem estágios em hospitais e postos de Saúde.

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação;
Orientar clientes e pacientes a assumirem com autonomia a própria saúde;

Aplicar princípios e normas de saúde ambiental pessoal;

Planejar e organizar o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade;

Aplicar princípios e normas de biosegurança;

Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do usuário;

Realizar trabalho em equipe correlacionando conhecimento de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista, o caráter interdisciplinar da área.

Téc. de Enfermagem

• Tarde 13h às 18h20min

Profª Carla Gomes da Silva

PERFIL PROFISSIONAL

Ao final do curso, o aluno de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Área de Saúde apresentará o seguinte perfil, segundo as competências da resolução 05/05-CNE:
Identificar funções e responsabilidade dos membros da equipe de Enfermagem;

Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho;

Identificar os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença;

Identificar e avaliar rotinas, normas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos;

Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde;

Realizar trabalho em equipe, correlacionado conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área;

Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação;

Realizar primeiros socorros em situações de emergência. OBJETIVOS Objetivo geral: Formar profissionais habilitados a desenvolver atividades profissionais de caráter técnico na área de enfermagem que possam: Aplicar princípios de higiene e saúde pessoal e ambiental;

Avaliar normas de condutas profissionais e princípios éticos;

Identificar a estrutura e organização do sistema de saúde vigente;

Aplicar normas de bios-segurança. Objetivo específico: Formar Técnicos em Enfermagem com ênfase em conhecimentos teóricos e práticos necessários ao exercício profissional, para atender a demanda de profissionais qualificados nessa área com escolaridade em Nível de Ensino Médio.